Antigo Twitter voltou a estar parcialmente acessível no Brasil nesta quarta-feira (18); rede foi suspensa pelo STF no fim de agosto após descumprimento de decisões judiciais.
A rede social X afirmou nesta quarta-feira (18) que a volta temporária do serviço da plataforma no Brasil foi "involuntária" e ocorreu devido a um problema técnico, de acordo com a Agência France-Presse (AFP).
Uma mudança de provedor de rede "resultou em uma restauração temporária e involuntária do serviço para os usuários brasileiros", escreveu o X, segundo a agência, em sua conta de Assuntos Governamentais Globais, acrescentando que espera que a plataforma volte a ficar inacessível no país "em breve".
A rede social voltou a estar parcialmente acessível no Brasil nesta quarta-feira, após ter sido suspensa em 30 de agosto por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) devido a descumprimentos judiciais.
Segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), o X passou a usar endereços de IP vinculados a servidores da Cloudflare. Uma mudança de servidores permitiu que usuários brasileiros voltassem a acessar a plataforma nesta quarta-feira.
Relatos no Bluesky indicaram que algumas pessoas conseguiram acessar e publicar no X pelo Wi-Fi e pela rede móvel da operadora, mesmo sem usar VPN.
Na prática, a mudança ajudou o X a driblar o bloqueio feito por operadores de telefonia após a ordem judicial.
A Cloudflare é uma empresa que fornece serviços e pode atuar como um intermediário entre o servidor de um site e o usuário. Neste caso, esse serviço permitiu que o X se tornasse mais resistente contra o bloqueio.
コメント